Ao participar de uma entrevista é importante que o candidato tenha em mente que aquele momento dever ser destinado a mostrar suas potencialidades, qualificações e interesses profissionais.
Devera agir com naturalidade, ser sério, objetivo e tentar cativar o entrevistador, enfrentando assim os questionamentos sem fugir dos assuntos abordados e seguir seus interesses próprios. Falar do que conhece, do que é capaz de realizar sem subestimar nem supervalorizar suas capacidades. Lembre-se quem faz tudo ou propõem-se a fazer tudo, dificilmente o faz!
Muitos candidatos querem aproveitar o tempo de entrevista e falar do domínio das técnicas usadas em seu dia a dia a partir do segmento que atuam e esquecem que esta etapa poderá ser medida e certamente será, em outra etapa da seleção, através da realização de testes, provas, dinâmicas, etc.
No momento da entrevista o que é medido é a personalidade do candidato, sua postura, a atitude, flexibilidade de aceitar e entender as diversas etapas que são propostas para o desenrolar do processo seletivo, sua desenvoltura, comunicação, humildade, pontualidade etc., ou seja, aspectos comportamentais.
Outro aspecto a ressaltar é a relevância dos fatos relatados durante a entrevista. Leve em conta os aspectos mais relevantes de sua personalidade e ou trajetória profissional, coisas que não agregam valor a entrevista podem tirar pontos e descartá-lo do processo seletivo.
Mesmo que isto gere muita ansiedade ao candidato, estas etapas devem ser enfrentadas com a maior naturalidade possível, pois muitas vezes o excesso de nervosismo pode vir a comprometer sua atuação. E por tudo a perder.
Lembre-se este momento é todo seu e deve ser meticulosamente aproveitado.
Tenha paciência, seja ponderado e se durante as entrevistas lhe forem solicitados que façam alguns testes que lhe pareçam sem sentido ou que você preencha algum formulário com informações que já constem em seu currículo, faça-o com boa vontade, pois neste momento sua irritabilidade também está sendo testada.
Ser pontual é imprescindível e lhe somará pontos.
As empresas buscam profissionais que além de competentes e habilitados para o desempenho das funções tenham boa vontade para realizar também àquelas tarefas mais chatas!!
Profissionais com bom nível de relacionamento, equilíbrio emocional e tolerante á vários tipos de pressão sempre serão bem vindos nas empresas.
Durante a coordenação de dinâmicas de grupo para diversos processos seletivos, pude vivenciar vários tipos de comportamentos e como não aconselháveis podemos citar o de pessoas que se acham extremamente superiores para atividades propostas, pessoas que não sabem ouvir o que lhes é proposto e por sua vez as que falam nos momentos inadequados. Saber ouvir e falar nas horas certas é algo muito valioso.
E por fim lembre-se da aparência. Estar bem vestido não significa que você sente-se bem para entrevista, portanto vá confiante e seguro das suas qualificações. Somente você será capaz de transmitir e causar boas impressões, a responsabilidade é sua, aproveite bem cada oportunidade que surge e procure fazer dela um aprendizado.
Boa sorte e até o próximo artigo.
Carla GeygerSócia Gerente da Inovar e Consultora de RH
terça-feira, 10 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Carla!
Deixei um selinho no meu blog para ti.
Está é uma prática comum entre as pessoas que possuem blig.
Espero que goste.
Beijos.
É sempre bom receber carinho , respeito e admiração das pessaos!!
Gestos assim nos tornam melhores!!
Tenham uma semana abençoada e MUITA LUZ no caminho!
Carla Geyger
Postar um comentário